Fiquem por dentro das 5 atualidades para o vestibular 2024. O professor Nunes preparou um resumo especial!
- Os territórios indígenas e o garimpo nas terras yanomamis.
Os Yanomamis são um grupo de aproximadamente 35 mil indígenas que vive aldeias na floresta amazônica entre o Amazonas e Roraima, junto a fronteira com a Venezuela. Suas terras estão sendo invadidas pelo garimpo ilegal do ouro na região, com ações violentas contra os indígenas e a devastação de áreas preservadas.
- Censo demográfico
O Censo Demográfico é um estudo estatístico realizado, normalmente cada dez anos, pelo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e produz informações atualizadas sobre a população do país, as quais são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.
- Terremotos na Síria e na Turquia
Em fevereiro de 2023 fortes terremotos ocorreram na região de fronteira entre a Turquia e a Síria, o que fez com que mais de 50.0000 pessoas perdessem a vida, sendo que 173 mil prédios ruíram ou precisaram ser demolidos. A Turquia é uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo. Na região ocorre a chamada falha da Anatólia. É nesta falha em que há o encontro de 3 placas tectônicas: Anatólia, Africana e Arábica. O tremores ocorreram durante a madrugada, o que, juntamente com a alta densidade demográfica na região atingida e a falta de segurança das construções explicam a o seu potencial destrutivo.
- Chuvas e deslizamentos no litoral norte de São Paulo
Os elevados índices pluviométricos são comuns na região, em razão da maritimidade e da presença da Serra do Mar, que leva a formação de chuvas orográficas. Estas condições naturais somadas a ocupação irregular das encostas e o desmatamento, levaram a ocorrência dos deslizamentos que fez com o municípios do litoral norte decretassem estado de calamidade pública.
- China x EUA: A nova Guerra Fria
Uma nova guerra fria entre os EUA e a China se desenha no cenário global. A competição entre as duas potências pela hegemonia mundial cria pressões e riscos. A competição é pela influência mundial – a China, com sua iniciativa da Nova Rota da Seda, os Estados Unidos com o peso de seus 75 anos como superpotência. Fazem parte desta disputa as inovações em áreas como a inteligência artificial, o desenvolvimento de veículos autônomos, missões a Marte e armamentos ultramodernos, além de acusações de espionagem.